Já pensou se a estrada da vida fosse apenas uma linha reta e sem qualquer vestígio de desgaste!? Não haveria a probabilidade de tantas surpresas desagradáveis pelo caminho; e isso talvez nos desse uma sensação de estabilidade e segurança.

Mas não seria a vida real!

A vida de verdade tem altos e baixos, retas e curvas, flores e espinhos. E tudo isso faz parte! Nossa construção enquanto pessoa passa por muitas fases e experiências que nem sempre são agradáveis. Mas não podemos esquecer que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28).

Muitas vezes, nós nos apegamos à ilusão de desfrutar somente do amor, da amizade, da compreensão, da paz, da alegria, da beleza, da vitória. Mas a gente sabe que não é bem assim! Inevitavelmente, passamos por momentos de perda, de dor, de frustração, decepção, traição, derrota, guerra, perseguição, vergonha...

E tudo isso também é importante!

É importante porque nos ensina, nos amadurece!

Apesar de não serem experiências deleitosas, elas contribuem para o nosso aprendizado e cooperam com a nossa santificação.

Deus roteiriza cada acontecimento da nossa vida e ainda permite determinadas situações para nos fortalecer na fé, na dependência d’Ele e na esperança. Todo movimento de Deus em direção a nós – mesmo os mais desafiadores – é sempre um movimento de amor e salvação.

Nessas circunstâncias, obviamente, é quase inevitável o impulso do desespero, da tristeza, da frustração, da raiva...

Mas há outro caminho: o do sorriso!

O sorriso de quem não se deixa abater pelo desânimo; de quem não deixa de acreditar na força do alto e na bondade de um Deus que cuida de nós, qual mãe desdobrada em carinho pelo filho – cercando-o, a todo instante, de amor e proteção.

Mas o demônio quer que desacreditemos de nós mesmos, que desistamos da luta, do combate, e nos rendamos ao fracasso. Ele quer nos roubar a certeza da vitória, do ‘final feliz’; Pois Deus está conosco e, no fim, TUDO VAI DAR CERTO!

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

(João 16,33)

Atentemo-nos às palavras cheias de sabedoria do nosso querido Papa Francisco:

“Jesus é Deus, mas desceu a caminhar conosco como nosso amigo, como nosso irmão; e aqui nos ilumina ao longo do caminho. Alegria! Nunca sejais homens e mulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais! Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo! A nossa alegria não nasce do fato de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma Pessoa: Jesus, que está no meio de nós; nasce do fato de sabermos que, com Ele, nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis… e há tantos! E nestes momentos vem o inimigo, vem o diabo, muitas vezes disfarçado de anjo, e insidiosamente nos diz a sua palavra. Não o escuteis! Sigamos Jesus! Nós acompanhamos, seguimos Jesus, mas sobretudo sabemos que Ele nos acompanha e nos carrega aos seus ombros: aqui está a nossa alegria, a esperança que devemos levar a este nosso mundo. E, por favor, não deixeis que vos roubem a esperança! Não deixeis roubar a esperança… aquela que nos dá Jesus!”

Deu pra entender por que não podemos desanimar? Não estamos sozinhos! Ele está conosco!

Em meio às intempéries da vida, permaneçamos de pé junto a cruz, como Nossa Senhora, firmes na fé, e sustentando o sorriso de uma esperança que não decepciona (Rm 5,5).

Sobre o autor
Generic placeholder image
Dênes de Souza
Missionário na Comunidade Crux Sacra.
COMENTÁRIO

MISSÃO DA SOLIDARIEDADE

Sua doação leva almas pra Deus, renova a esperança e transforma vidas. Seja sócio, seja solidário. Ajude-nos a evangelizar e evangelize connosco!

Faça Parte
Textos Recentes
  • Generic placeholder image
    SUSTENTA O SORRISO
    Já pensou se a estrada da vida fosse apenas uma linha reta e sem qualquer vestígio de desgaste!? (...)
  • An image
    ELE NÃO VOLTA ATRÁS!
    Ele me encontrou perdido, desacreditado, coberto de culpa e vergonha; vítima de mim, das escolhas, dos outros, da vida (...)
  • Generic placeholder image
    NÃO TENHA MEDO DO SOFRIMENTO!
    Temer o sofrimento nos conduz a uma atitude da covardia, fazendo-nos escolher sempre o que nos convém, além de nos tornar infantis e escravos das nossas vontades (...)