NOSSO CARISMA, NOSSA MISSÃO
Comunidade Católica Missionária Crux Sacra

Pelo Carisma Crux Sacra, somos chamados a ser espaço de misericórdia; e isso implica fazer a oferta da nossa vida.

Dar a vida, bem mais precioso que possuímos, é a expressão máxima da misericórdia; atitude de quem, livremente, como resposta generosa de amor, oferece a si mesmo, na disposição de acolhimento, para que o seu próximo faça a experiência de um amor que liberta, resgata e salva. Isso é a misericórdia em ação. Isso é viver e testemunhar a loucura da cruz.

Como fruto dessa oferta, fazemos da nossa vida um espaço de misericórdia que abraça o outro na sua miséria, a fim de devolver a sua dignidade de filho(a) de Deus. Essa é a nossa missão, como reflexo de nossa identidade, fincada na experiência com Jesus Cristo crucificado e misericordioso.

ESPIRITUALIDADE

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á”. (Lc 9, 23-24)

A palavra fundante (Lc9, 23-24) nos convoca a um seguimento, a tomar a nossa cruz de cada dia e seguirmos os passos do Mestre, em outras palavras, a assumirmos os nossos desafios diários e partirmos atrás do Mestre, perdendo-nos em sua vontade para que encontremos a nossa verdadeira fisionomia. A cruz é o pilar de nossa espiritualidade.

A cruz que é um caminho seguro de purificação, de configuração; o meio pelo qual se é desafiado a superar os próprios limites, negar a si mesmo e, como expressão máxima do seguimento de Jesus, fazer a oferta da própria vida. E essa é a maior qualidade da Comunidade Crux Sacra: Dar a Vida.

A CRUZ PEITORAL

Sinal da Comunidade

Para nós, a cruz é um caminho de morte que conduz a vida. E é por essa razão que carregamos no peito o sinal da cruz, como símbolo do compromisso que assumimos com Deus em sermos anunciadores da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em virtude da aceitação do nosso chamado, da obediência e amor a Deus, pela humanidade.

Nosso sinal reflete, ainda, a atitude de quem corajosamente toma a sua cruz dia após dia e, apesar dos desafios, não desamina, mas, abraçado à esperança da ressurreição, permanece firme diante do chamado do Senhor.

Na medalha, a cruz inclinada envolvendo o planeta terra revela que há esperança de salvação para toda a humanidade; além de expressar, a todos os povos, que é possível, sim, vencer o pecado e a morte, assumindo a sua própria cruz.

"Não há outro meio de alcançarmos o céu senão pela via da cruz: porta de salvação. Por meio dela, buscamos seguir os mesmos passos de Jesus, a fim de que, por meio da nossa vocação, sejamos uma inspiração para o mundo; uma resposta e um apelo de Deus aos tempos atuais".

ENTRE EM CONTATO COM ALGUMA DE NOSSAS CASAS DE MISSÃO
CLIQUE AQUI